segunda-feira, 13 de agosto de 2012

10 DICAS PARA NÃO SER CHATO OU INCOVENIENTE NO TRABALHO

10 dicas para não ser chato ou inconveniente no trabalho

Você pode não saber, mas muitas pessoas podem lhe achar chato, mala, sem noção, inconveniente e até odiável no ambiente de trabalho. "Ah, mas cada um tem o seu jeito e eu não vou mudar o meu". Tá vendo, esta é a típica resposta de alguém mimadamente chato, pois a única pessoa que é obrigada a lhe aturar é a sua mãe, e olhe lá!
Para convivermos em sociedade, grupos e diferentes meios é fundamental respeitarmos o espaço alheio, sabendo que ele começa no mesmo lugar em que termina o seu "direito de ser você mesmo".

Geralmente, existem 2 tipos de chatos, saiba lidar com eles:
- Os que fazem isso conscientemente, sabendo que são desagradáveis, mas acreditam que este tipo de postura lhes dá personalidade e autonomia perante os outros. Fazem piadas inconvenientes, gostam de constranger as pessoas e se veem como donos do pedaço.
Como lidar? Seja sincero, tenha uma conversa franca e diga que este tipo de comportamento está lhe incomodando. Se isso não resolver, procure relatar os fatos a alguém responsável pela equipe ou em posição hierárquica superior na empresa. Tente saber se mais pessoas estão de acordo com a sua opinião, vai que o chato é você!
- Os que são chatos, mas não se tocam disso.
Como lidar? Com esse tipo fica mais fácil conversar e dar alguns toques para que a pessoa reveja a sua postura. Por trás de um chato, pode haver uma pessoa interessante. Seja gentil e lhe dê leves indicações de como tornar a convivência mais agradável.
Todo mundo pode ser chato, por diferentes razões ou momentos, mas o importante é que podemos evitar este tipo de comportamento. Se errar é humano, ser chato é uma opção! Você já fez ou conheceu alguém que já tenha protagonizado uma das situações abaixo?
10 DICAS PARA NÃO SER CHATO OU INCONVENIENTE NO TRABALHO


1- Falar alto só é aceitável em uma feira para vender frutas ou legumes. Se este não é o seu caso, diminua o tom da sua voz. Além de chato, falar alto é irritante e grosseiro, evite em qualquer ocasião.

2- Não atenda o telefone ou o seu celular para discutir assuntos pessoais na frente das pessoas, ninguém é obrigado a saber o que se passa na sua vida. De novela, já basta acompanhar a das oito! Isso também vale para a situação inversa: não se intrometa em conversas particulares dos outros, espere chegar em casa e prefira ler um livro!

3- Se alguém está indo almoçar e lhe convida para ir junto, não peça para que ela espere uns minutinhos. Talvez a pessoa só tenha convidado por educação e agora vai ter que ficar com fome, lhe esperando e ainda atrasando o trabalho dela, ou seja, triplamente chato!

4- Nos tempos medievais o Bobo da Corte poderia ser enviado para a prisão ou até para a guilhotina caso as suas brincadeiras não agradassem a realeza. Lembre-se disso ao tentar ser o piadista da turma! Comentários preconceituosos e inoportunos, ao invés de causarem risos, provocam constrangimentos. Verifique se as pessoas ao seu redor sorriem ou simplesmente ficam sem reação após as suas tiradas. Não é a toa que a palavra palhaço, as vezes, é usada como xingamento e não para enaltecer um artista circense.

5- Não seja curioso demais, isso pode lhe trazer problemas ou respostas atravessadas:
- Amanhã eu vou chegar mais tarde, ok?
- É, mas por que?
- Eu já avisei o chefe, amanhã eu vou ao médico.
- Vai fazer o que, consulta ou exames?
- Apenas exames, coisas de rotina.
- Mas que tipo de exames?
- Exames pessoais!
- E vai demorar muito?
- Não sei quanto tempo demora, são exames pra ver se peguei alguma DST da sua esposa, estou transando com ela faz alguns meses. Quer saber mais algum detalhe ou já está bom?
Dica: Cuide apenas da sua vida pessoal, deixe que os outros cuidem das deles. Curiosidade, as vezes, pode matar!

6- Se alguém todo dia lhe oferece chiclete, uma barra de cereal, uma fruta ou qualquer lanchinho que seja, não aceite sempre. Se a pessoa se preocupou em levar alguma coisa para comer, você também pode fazer o mesmo. Dificilmente alguém come algo sem antes oferecer a quem esteja em volta, isso se chama educação. Mas você aceitar todos os dias, isso se chama cara-de-pau!

7- Lembra quando você ia para o colégio e ficavam pedindo emprestados os seus lápis de cor ou canetinhas? Além de chato, pior ainda era quando a pessoa pedia emprestado e "esquecia" de devolver. E o fim do mundo é alguém ter coragem de fazer isso no ambiente de trabalho. Chatice tem limite e começa a estrapolar neste tipo de situação. Pegou algo emprestado da mesa de alguém? Devolva no mesmo lugar. Teve que usar folhas de sulfite para imprimir algo urgente? Reponha na impressora ou ajude a natureza e só imprima se realmente for necessário. Enfim, tenha e use o seu bom senso!


8- A regra deveria valer no ônibus, no metrô, nas ruas e inclusive no trabalho: use fones de ouvido, a empresa não lhe contratou para ser Dj, portanto, só compartilhe a sua música caso alguém peça.

9- Cumpra os prazos e horários! Se uma reunião começa às 9h00, não chegue às 9h40 e atrapalhe quem se esforçou para chegar mais cedo. Existe trânsito e imprevistos em todas as cidades, mas se metade das pessoas da reunião conseguiram chegar a tempo, você também poderia ter conseguido. Isso fica ainda mais chato quando se torna recorrente!

10- Falta de higiene é um assunto delicado e por isso mesmo merece toda a atenção. Algumas pessoas não percebem, mas acabam tendo mau hálito ou o desagradável CC, assim mesmo, em letras maiúsculas, com iniciais que deveriam significar Cheiro Cruel! Eu já conheci uma pessoa que acumulava cacarecos e pedaços de comida em sua mesa, chegando até a atrair formigas.
Dica:
mantenha o ambiente ao seu redor organizado, leve escova e pasta de dente para o trabalho e verifique sempre o prazo de validade do banho! Exagerar no perfume também pode ser algo desagradável, fique de olho!
Para resumir a lista acima, basta lembrar que educação, simpatia, respeito e consideração ao próximo cabem em todos os lugares, principalmente naquele que costuma pagar o seu salário.
Não seja chato, seja bem humorado! Não se torne inconveniente, trate as pessoas como você gostaria de ser tratado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário